Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Struthanthus planaltinae Rizzini EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 06-10-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)+2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s): Elsie Franklin Guimarães


Justificativa

Erva escandente e hemiparasita (Andrade et al., 2009), é endêmica da região Centro-oeste, no Distrito Federal e estado de Goiás (Caires & Dettke, 2013). Ocorre em Cerrado, em floresta de galeria a oeste de Planaltina de Goiás e na Reserva Biológica do IBGE, hospedada em Arrabidaea ou Lundia (Bignoniaceae) e em Nyctaginaceae (Caires & Dettke; CNCFlora, 2013). Apresenta EOO de 1.375 km², AOO estimada em 20 km² e está sujeita a até cinco situações de ameaça, considerando as localidades de ocorrência. São ameaças à espécie a mineração com exploração das minas de ouro e esmeralda em Planaltina, o crescente e desordenado crescimento demográfico na área do Cerrado brasileiro (Prefeitura de Planaltina, 2013) e a atividade agropecuária que provoca mudanças profundas no ambiente natural de Goiás com a eliminação de grande parte da vegetação nativa (Santos et al.; Silva, 2010). A região de Planaltina é a mais representativa na área rural do Distrito Federal em produção agrícola e pecuária, com destaque para vastas propriedades de grandes culturas, fruticultura, hortaliças, produção de rebanho bovino, avicultura e suínos (Comissão Distrital do ZEE/DF, 2012). Além disso, parte significativa dos registros foi coletada na área de inundação da barragem do São Bartolomeu, o que implica ameaça direta à espécie nessa localidade de ocorrência. Essas ameaças incidentes resultam em declínio contínuo da EOO, AOO, da qualidade do hábitat e do número de subpopulações. A espécie apresenta registro em área protegida na Reserva Ecológica do IBGE (CNCFlora, 2013), porém, estudos indicam que as Unidades de Conservação do Distrito Federal estão circundadas pela malha urbana e sob pressão intensa do crescimento urbano (Unesco, 2002), além de invadidas por edificações ilegais, o que leva à contaminação e ao assoreamento dos corpos d’água e à consequente redução da biodiversidade (Assunção & Felfili, 2004). Portanto, são necessários esforços para controle das ameaças incidentes, bem como investimentos em planos de ação para conservação da espécie na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Struthanthus taubatensis Eichler;

Família: Loranthaceae

Sinônimos:

  • > Struthanthus involucratus ;
  • > Struthanthus jatibocensis ;
  • > Struthanthus maricensis ;
  • > Struthanthus glomeriflorus ;
  • > Struthanthus hamatilis ;
  • > Struthanthus planaltinae ;
  • > Struthanthus hoehnei ;
  • > Struthanthus andersonii ;
  • > Phthirusa organensis ;
  • > Struthanthus planaltinae var. elongatipes ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- Andrade, M.J.G.de; Caires, C.S.; Tun-Garrido, J. Paula, C.H.R. de; Melo, E. 2009. Loranthaceae. In: Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G.; Queiroz, L.P. & Silva, J.M.C.D.Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- Assunção, S.L. & Felfili; J.M. 2004. Fitossociologia de um fragmento de cerrado sensu stricto na APA do Paranoá, DF, Brasil. Acta Botanica Brasilica, 18 (4): 903-909.

- Caires, C.S. & DETTKE G.A. 2013.Loranthaceae In: Forzza, R.C. et al. (Orgs.) Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB4262>. Acesso em 20 de novembro 2013.

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <www.cncflora.jbrj.gov.,br>. Acesso em 20 novembro 2013.

- COMISSÃO DISTRITAL DO ZEE/DF. 2012. Zoneamento Ecológico-Econômico do DF: Subproduto 3.5 - Relatório de Potencialidades e Vulnerabilidades. Brasília.

- Prefeitura Municipal de Planaltina. 2013. Disponível em: http://www.planaltina.go.gov.br/. Acesso em 20 de novembro 2013

- Santos, M.A.; Barbieri, A.F.; Carvalho, J.A.M.; Machado, C.J. 2010. O cerrado brasileiro: notas para estudo. No. 387. Cedeplar, Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: <http://www.cedeplar.ufmg.br/pesquisas/td/TD%20387.pdf >.

- Silva, J.S. 2010. Considerações Sobre a Ocupação do Cerrado na Microrregião do Sudoeste de Goiás: Modernização Versus Degradação. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, 3 (1).

Como citar

CNCFlora. Struthanthus planaltinae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Struthanthus planaltinae>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:53